As coproduções internacionais serão um componente-chave do sucesso de longo prazo do Globoplay, de acordo com o diretor de produtos digitais da Globo.
Durante um painel na Content Americas, Manuel Belmar discutiu a estratégia de crescimento do Globoplay, que atualmente está focada em três elementos: experiência do usuário, escala e conteúdo.
Sobre o primeiro ponto, ele reconheceu que, embora o Globoplay tenha melhorado sua experiência de usuário, a plataforma ainda não está no nível dos players globais de streaming. “Ainda temos muito trabalho a fazer para acompanhar o líder de mercado. Não adianta ter um ótimo conteúdo com uma experiência ruim; é por isso que é fundamental”, disse Belmar.
Em escala, ele disse que, como o Globoplay é uma plataforma local, e apesar da grandeza do mercado brasileiro, não pode competir com players globais. “Mesmo para os gigantes, é difícil monetizar todo o seu conteúdo, então imagine [como é] para um player local como a Globo. É um país contra uma presença global”, disse ele aos delegados.
A Globo tem, portanto, voltado sua atenção para a coprodução para atingir suas metas de escala e conteúdo, o terceiro pilar de sua estratégia. “O conteúdo é a oportunidade que temos de nos diferenciar. É por isso que no Globoplay, 70% do conteúdo é brasileiro. Mas o conteúdo também precisa viajar, e há várias maneiras de ter uma presença global. E é aí que a coprodução tem um papel fundamental”, disse Belmar.
Segundo o executivo, a coprodução ajudará o Globoplay não apenas a financiar conteúdo, mas também a conhecer e entender melhor os mercados internacionais.
“Sem perder a essência do que fazemos, que é atender o público brasileiro, podemos aprender a gerar conteúdo mais adequado para o mercado internacional. É por isso que as coproduções serão fundamentais para o crescimento do Globoplay a longo prazo”, acrescentou.
Na Mipcom no ano passado, o Globoplay anunciou acordos de coprodução com empresas como Beta Film e Fremantle. O acordo Beta de vários anos começará com a série dramática Discipline, enquanto a aliança Fremantle é inicialmente limitada à série brasileira Crime Inc.
“No caso da Beta, por exemplo, vamos manter os direitos para o Brasil e eles vão manter os direitos internacionais”, disse Belmar. “Além disso, eles coproduzirão conosco, trazendo esses insights sobre como eles produzem e o que funciona melhor com o público europeu. Acho que temos muito a aprender.”
A Globo tem parceria com o streamer Disney+ para produzir quatro filmes no Brasil e já coproduziu doramas com a Sony no passado. , disse Belmar.
A primeira parceria entre a Globo e a Gaumont, grupo de produção cinematográfica e televisiva com sede em Paris responsável pelos sucessos globais Narcos e Lupin e o mais antigo estúdio cinematográfico em operação contínua do mundo, foi anunciada quinta-feira, dia 23, no Content Americas.
No Ano do Brasil na França e no Ano da França no Brasil, os dois países celebram um 2025 colaborativo e Globo e Gaumont se unirão para co-produzir uma série explorando o universo da alta costura. O projeto também será produzido pela Conspiração e desenvolvido pela Ventre Studios.
«Uma colaboração entre Globo e Gaumont é uma combinação perfeita de legado e qualidade e não poderíamos estar mais entusiasmados e orgulhosos de trabalhar com este gigante histórico de produção de conteúdo. Juntamente com a Conspiração e a Ventre Studios, alguns dos produtores da mais alta qualidade do Brasil, nos esforçamos para cativar o público com uma história emocionante diretamente das manchetes sobre um dos jogadores de alta costura mais icônicos de Brasil», Nicolas Atlan, presidente da Gaumont.
“Estamos comemorando o centenário da Globo e a Gaumont completará 130 anos em 2025, destacando a força e a tradição de ambas as empresas internacionalmente. Estamos muito felizes com essa aliança, que trará conteúdo premium não só para brasileiros, mas também para públicos de outros países”, destaca Manuel Belmar, Chefe de Produtos Digitais e CFO da Globo
“Nossas portas estão abertas para qualquer empresa interessada no Brasil. Gostamos de nos apresentar não apenas como uma empresa com a qual fazer acordos de conteúdo, mas também como um parceiro confiável e de longo prazo”, acrescentou.