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Eurovision 2024 bate novos recordes com centenas de milhões de pessoas a assistir, ouvir e interagir na TV e nas plataformas digitais

O Festival Eurovisão da Canção 2024 testemunhou um sucesso sem precedentes em múltiplas plataformas, envolvendo um vasto público tanto na Europa como em todo o mundo. Um número surpreendente de 163 milhões de telespectadores sintonizou o evento através dos canais de comunicação social de serviço público, demonstrando o seu apelo generalizado. Os votos foram provenientes de 156 países em todo o mundo, sublinhando o alcance e a importância internacional do Concurso.

De particular interesse é a notável percentagem de audiência jovem, a mais elevada de que há registo, indicando a popularidade duradoura da Eurovisão entre a população mais jovem. Aproveitando o poder das redes sociais, os vídeos com #Eurovision2024 obtiveram impressionantes 6,5 mil milhões de visualizações no TikTok, marcando um aumento substancial de 1,7 mil milhões de visualizações em comparação com a hashtag do ano anterior. O Concurso também alcançou um marco significativo ao atingir quase 500 milhões de contas no TikTok, quadruplicando o alcance em comparação com 2023.

Além disso, a playlist oficial ESC 2024 emergiu como a playlist mais transmitida do Spotify e apareceu no Top 10 das playlists da Apple Music em todo o mundo no domingo, 12 de maio, refletindo a influência do Concurso nas tendências de consumo de música.

O 68º Festival Eurovisão da Canção (ESC), organizado pela Sveriges Television (SVT) em Malmö, reuniu públicos de todo o mundo em plataformas lineares e online.

O Festival Eurovisão da Canção 2024, organizado pela União Europeia de Radiodifusão (EBU), atingiu 163 milhões de pessoas nos três espetáculos ao vivo em 37 mercados de comunicação social de serviço público.*

O alcance total do Concurso aumentou em 1 milhão de pessoas em comparação com 2023 e cresceu em 2 milhões desde o Concurso de 2022 em Torino.

A quota de audiência da Grande Final foi de 46,7% – a maior quota desde 2006 e quase o triplo da média dos canais de transmissão (17,6%).

Entre o público jovem (15-24 anos), a quota de audiência da Grande Final foi de 58,6%, a quota mais elevada de que há registo e mais de 4 vezes a média dos canais de transmissão (13,7%).

O país anfitrião, a Suécia, alcançou uma audiência semelhante à edição do ano passado, com 2,3 milhões de espectadores sintonizados para a Grande Final. Com 87,3%, a sua quota de audiência é a mais elevada registada para o Festival Eurovisão da Canção desde 2000.

A Suíça, que venceu o Concurso pela terceira vez, alcançou uma audiência média de 723.000 espectadores nas três regiões linguísticas, um aumento de 40% em relação a 2023. Nas três regiões, a quota de visualização foi a mais elevada alguma vez registada.

A Alemanha registrou a maior audiência para a Grande Final, com uma média de 8,1 milhões de telespectadores assistindo no Das Erste e no ONE. O Reino Unido teve a segunda maior audiência, com 7,7 milhões de telespectadores sintonizados para a Grande Final na BBC One.

A França alcançou uma audiência de 5,4 milhões de telespectadores, um aumento de 1,9 milhões em relação à edição do ano passado.

Em quase metade dos mercados (18 de 37), o ESC reivindicou mais de 50% da quota de visualização, liderado pela Islândia com 96% e seguido de perto por outros mercados nórdicos (Suécia 87,3%, Noruega 85,5% e Finlândia 83,1% ), Croácia (73,2%) e Lituânia (70,2%).

A 2ª colocada, a Croácia, que obteve o seu melhor resultado de sempre no Concurso, alcançou a maior audiência e quota de visualização do ESC registada desde 2006, com 1,1 milhões de telespectadores e 73,2%, respectivamente.

Durante a semana do evento, 7,3 milhões de espectadores únicos assistiram aos shows ao vivo no canal oficial da ESC no YouTube, no momento ou em replay.

As visualizações simultâneas da Grande Final no YouTube atingiram o pico de 1,6 milhão, 17,8% a mais que o Liverpool 2023, com recorde de visualizações online da Primeira e Segunda Semifinais também; quase 35% dos espectadores online tinham entre 13 e 24 anos.

VOTOS DE MAIS DE 150 PAÍSES
Este ano, a votação pública foi aberta antes dos três shows ao vivo em países não participantes e durante as apresentações na Grande Final, resultando em espectadores de 156 países votando em suas músicas favoritas – 12 a mais do que quando a votação no Resto do Mundo foi introduzida em 2023. .

Fora dos países participantes, os telespectadores nos EUA, Canadá, Roménia, México, Emirados Árabes Unidos, Turquia, África do Sul, Hungria, Eslováquia e Bulgária foram os que mais votaram online.

GRAVAR ENGAJAMENTO ONLINE
Online as plataformas digitais do Festival Eurovisão da Canção registaram mais um ano recorde.**

486 milhões de contas únicas foram alcançadas no TikTok, o parceiro oficial de entretenimento da ESC, durante as semanas do evento, mais de 4 vezes mais do que em 2023.

O TikTok também teve um total de 538 milhões de visualizações de vídeos na conta oficial da Eurovisão – um aumento de 71% em relação ao ano anterior.

Os vídeos na plataforma que usam #Eurovision2024 foram vistos 6,5 mil milhões de vezes – um aumento de 1,7 mil milhões em relação à hashtag do ano passado.

69 milhões de contas únicas foram alcançadas no Instagram – mais que o dobro de 2023.

Os vídeos na plataforma foram vistos 479 milhões de vezes, um aumento de 165% em relação ao ano passado, enquanto o conteúdo da página da ESC no Facebook foi visto por 23 milhões durante as duas semanas do evento.

42 milhões de espectadores únicos em 231 países e territórios assistiram ao conteúdo do canal oficial do YouTube durante a semana dos shows ao vivo.

A comunidade cresceu 71,8% em visualizações de tela e 27,8% em engajamento ano após ano, à medida que os usuários acompanhavam os ensaios ao vivo e faziam suas perguntas diretamente aos artistas em entrevistas AMA (Ask Me Anything).

Além disso, 2,5 milhões de pessoas utilizaram a nova aplicação Eurovision Song Contest.

Falando sobre os resultados recordes em todos os níveis, Jean Philip De Tender, Diretor Geral Adjunto da EBU, disse:

“Estes números incríveis mostram o enorme impacto global do Festival Eurovisão da Canção – online, na TV e, principalmente, musicalmente. Estamos entusiasmados em ver um crescimento nas centenas de milhões de pessoas que assistem aos shows ao vivo nos canais dos membros da EBU e números recordes de envolvimento com as músicas e artistas em nossas diferentes plataformas digitais. Nossos agradecimentos à SVT, que produziu mais de 9 horas de programas de entretenimento líderes mundiais, aproveitando o poder da mídia de serviço público para alcançar públicos em todo o mundo.”

Ebba Adielsson, produtora executiva do ESC 2024 da SVT, acrescentou:

“Estou muito orgulhoso da nossa equipa, que trabalhou com tanta dedicação e paixão com o objetivo de apresentar três espetáculos fantásticos para o Eurovision Song Contest 2024. Os anfitriões, Petra Mede e Malin Åkerman, os artistas participantes, os atos de intervalo e o nosso set e design de iluminação – acreditamos que tudo resultou num enorme sucesso e levou o Festival Eurovisão da Canção para o próximo nível. É impressionante pensar que 163 milhões de telespectadores assistiram aos programas e que pessoas de mais de 150 países estiveram envolvidas na votação, United By Music.”

SUCESSO MUSICAL GLOBAL
O Festival Eurovisão da Canção continua a produzir sucessos mundiais e a promover músicas de todas as nações participantes em 2024.

Na semana seguinte à Grande Final do ESC, 9 das inscrições deste ano foram classificadas no ESNS Radar Radio Airplay Chart Top 100***.

A playlist oficial do Eurovision Song Contest 2024 no Spotify foi mais uma vez a playlist do Spotify mais transmitida globalmente no dia seguinte à Grande Final.

O gráfico Global 200 do Spotify para todos os streamings em todo o mundo também viu 6 entradas de 2024 entrarem no Top 200 no mesmo dia, com o vencedor Nemo tendo a entrada mais alta em 17º lugar e as entradas da Holanda, Croácia, França, Ucrânia e Itália também gráficos.

Em 12 de maio, o Eurovision Song Contest 2024 esteve entre as 10 melhores playlists da Apple Music em todo o mundo.

35 músicas do evento deste ano alcançaram o Top 100 diário da Apple Music em 57 países em todo o mundo, incluindo 23 países onde alcançaram o primeiro lugar e 42 países onde alcançaram o Top 10.

A música vencedora “The Code”, de Nemo, alcançou o Top 100 diário em 44 países, incluindo 13 onde alcançou o primeiro lugar e 29 onde alcançou o Top 10.

No canal oficial do ESC no YouTube, os vídeos com Nemo, incluindo performances ao vivo e entrevistas exclusivas, receberam 34 milhões de visualizações até o momento.

De acordo com os dados da Radio Spin do Shazam, desde a Grande Final, “The Code” teve o maior número de transmissões de rádio em todo o mundo de todas as entradas da Eurovisão, seguido por “Mon Amour” de Slimane da França e “La Noia” de Angelina Mango da Itália.

“Always on the Run” de ISAAK foi a música mais shazamada durante a Grande Final ao vivo.

IMPACTO MAIS AMPLO
Os primeiros dados e números da cidade anfitriã, Malmö, sugerem que 82.000 visitantes visitaram a Eurovision Village durante a semana do evento.

Fãs de 92 países compraram ingressos para nove shows durante a semana do evento, que incluíram ensaios gerais e transmissões ao vivo.

Cerca de 1.100 jornalistas de pelo menos 54 países foram credenciados para cobrir o evento presencialmente.

O Festival Eurovisão da Canção foi organizado pela SVT nos dias 7, 9 e 11 de maio e transmitido nos 37 países participantes, Brasil, Chile, Kosovo, Montenegro, Macedónia do Norte, Peru, EUA, e online.

Os programas também foram transmitidos pela rádio em 11 países membros da UER..

  • Fonte: Resultados produzidos pela EBU e baseados em dados da Glance e de parceiros relevantes e em dados de membros da EBU.
    Tenha em atenção que os seguintes países não estão incluídos na análise televisiva porque não possuem sistemas de medição de audiência televisiva ou o organismo de radiodifusão não é medido: Albânia, Kosovo, Luxemburgo, Malta, Macedónia do Norte e São Marino.
    **Fonte: YouTube, Instagram, Facebook, TikTok e dados da plataforma. (todas as estatísticas entre sábado, 27 de abril (primeiro dia de ensaios) e terça-feira, 14 de maio (3 dias após a Grande Final))
    ***A tabela de airplay da ESNS Radar Radio classifica músicas de artistas europeus com base no número de airplays fora do seu país de origem em 62 estações de rádio europeias.

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